Uma das Vencedoras do concurso Artista Destaque 2007 - Art Portugal
Entrevista com
Fernanda Neves
Nasce em Lisboa em 1954.Licenciada em Pintura, trabalhou como criativa de Publicidade, Ilustradora e Designer de Interiores mantendo sempre a actividade de pintora.
Expõe regularmente desde 1971.Esteve presente em 20 exposições individuais e 60 colectivas.
Actualmente centrou-se nas actividades de Pintora, Ilustradora.Ainda como Criadora /dinamizadora do Curso
“Expansão da Expressão Artística” e de Workshops com Ateliers de Pintura em simultâneo com a de Arte Terapeuta.
Quando é que começou a pintar? O que o motivou?
Quando tinha 4 anos. O meu pai também é pintor e “entretinha-me “ com aquilo que sabia …. a pintura e o desenho…. e como me era fácil desenhar e pintar fui desenvolvendo naturalmente o talento herdado…
Qual o principio que fundamentou a sua técnica Artística?
A visão da grelha energética que envolve todos os seres vivos fez-me ter necessidade de a reproduzir metendo dentro dela todas as minhas formas de expressão (figurativo, paisagem, abstrato ).
Acredita que para se ser artista é necessária alguma formação especial ou isso é dispensável? Qual foi a sua formação?
Para alguém se exprimir através da pintura não é necessário ter qualquer técnica basta querer e ter curiosidade em encontrar-se com o artista ancestral que tem dentro de si.Para se ser um artista profissional tem de se estar apetrechado com uma boa técnica e a sua parática diária pois de outro modo as obras terão sempre um “ar” inacabado e pouco consistente. Sou licenciada em pintura pela ESBAL.
Tem estado em contacto com outros Artistas plásticos nacionais e estrangeiros ? Que impacto têm na sua vida profissional?
Sim pertenço a alguns circulos de artistas pois penso que esse contacto e convívio nos enriquece para além de nos fazer sentir menos sozinhos. Admiro a Obra de todos os Artistas embora algumas formas de expressão tenham mais a ver com a minha essência que outras e essas fazem-me sentir grata por poder exprimir-me através da Pintura.
Quando concebe ou realiza uma Obra, fá-la a pensar em quem ou em quê? No publico em geral, num publico especializado ou em si própria?
Concebo as minhas Obras por temas específicos que aparecem sob a forma de conceitos de indole honiríca que tenho forçosamente de comunicação a todos os seres que partilham comigo este planeta, quaisquer que sejam.Esses conceitos são então envoltos em imagens gráficas de várias dimensões e expressões plásticas diferentes mas coerentes no seu conjunto.
Muitas Pessoas e Instituições estão dispostas a pagar bem pelas suas Obras, como pelas Obras de outros Artistas. Por que acha que isso acontece?
Gostaria de pensar que é porque esssas Pessoas são coleccionadores que compram apenas Obras que lhe "falam" ao coração pela beleza e emoção que transportam e transmitem sem terem, apenas em conta a cotação comercial do artista.
Quais as suas perspectivas de trabalho para o próximo semestre?
Uma exposição individual em portugal ou no estranjeiro onde pudesse mostrar o novo percurso figurativo que estou a desenvolver e de editar uma serie de serigrafias.
FERNANDA NEVES


Sem comentários:
Enviar um comentário